Perfil da Unidade

12ª SS Panzer Division Hitlerjugend - Jovens Lobos


NOTA: As Waffen-SS e suas unidades estão retratadas neste site simplesmente por seu valor histórico-militar. Nós que fazemos o TROPASEARMAS, não compactuamos com o pensamento e a postura neo-nazista, anti-semita e nem com o revisionismo histórico.


Uma das mais temíveis unidades SS criadas por Hitler foi a A 12ª SS Panzer Division ou Hitlerjugend Division (Juventude de Hitler). Essa unidade era uma divisão mecanizada das Waffen SS. Criada em 1943, sua principal característica era ser formada basicamente por soldados nascidos em 1926, ou seja, tinham cerca de 17 anos de idade. Eram eles antigos membros da Juventude Hitlerista, enquanto que os oficiais e suboficiais eram haviam sido escolhidos entre os veteranos da Frente Leste, todos pertencentes a 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler, que era a unidade de elite das Waffen-SS.



Bandeira da Juventude Hitleristas. Desde de jovens os garotos já recebiam treinamento militar.

Ciente de que a Divisão deveria estar pronta para o combate o mais rápido possível, seu comandante o general Fritz Witt ignorou algumas ordens e regulamentos, focando o treinamento em cenários realísticos de combate e exercícios de fogo real.

A princípio o tratamento era brutal com os rapazes, mas vendo que o moral tinha caído, os oficiais alemães mudaram de tática, orientados por Kurt Meyer, apelidado de Panzermeyer, e passaram a tratar os jovens soldados como pais ou figuras de autoridade, criado vínculos de lealdade familiar, ou de uma verdadeira irmandade.

O resultado disto foi que a moral dos homens da Hitlerjugend ficou excepcionalmente alta e o relacionamento deles com os oficiais e sargentos se tornou bastante informal, porém baseado no respeito e lealdade mútuos.

Em Março de 1944, com cerca de 20.500 homens, a Hitlerjugend foi considerada pronta para o serviço ativo e recebeu ordens para se deslocar para a região de Caen, na Normandia, onde faria parte do 1º SS Panzer Corps. A Divisão estava equipada com 81 tanques Panther, 104 tanques Panzer IV, caça-tanques Jagdpanzer IV, blindados anti-aéreos Wirbelwind, canhões autopropulsados Hummel e Wespe, além de diversos veículos menores para transporte de tropas, reconhecimento e comando
.


Os garotos das 12ª SS eram fanáticos, extremamente perigosos e crueis.
 

A divisão cometeu seu primeiro massacre durante a rota para a Normandia. A divisão executou 86 franceses em 1º de abril de 1944 em Ascq, França, em represália contra a população civil depois que a ferrovia em que estavam foi sabotada.

No dia 6 de Junho, quando os Aliados lançaram a Operação Overlord (Dia D), desembarcando nas praias da Normandia, a 12ª SS era a unidade alemã mais próxima do inimigo. Ao avançar na direção das praias denominadas "Sword" e "Juno" foi severamente atacada por bombardeiros aliados que causaram atrasos no deslocamento dos veículos blindados o suficiente para tirar-lhes o elemento surpresa.

Com três batalhões de infantaria mecanizada e duas companhias de tanques, o general Kurt Meyer tinha ordens para deter o avanço das tropas canadenses naquele setor, preparando-lhes uma emboscada ao sul de Franqueville. Com seus homens mantendo excelente disciplina tática e demonstrando muita coragem o ataque da 12ª SS pegou os canadenses desorganizados, forçando-os a recuar para Authie com os soldados de Meyer em seu encalço.

Este é o SS-Schütze Klaus Schuh,  do 25º SS-Panzergrenadier Regiment, da 12ª SS-Panzerdivision 'Hitlerjugend' após os combates violentos em Norrey-en-Bessin. Rots, a noroeste em Caen, Normandia. 9 de junho de 1944. Ele morreria em morto em 26 de Junho de 1944.

A Hitlerjugend tomou as cidades de Authie e Franqueville, e capturou cerca de 150 soldados do regimento dos Highlanders da Nova Escócia e as tripulações do 27° Regimento de Tanques. Vários prisioneiros canadenses e civis franceses foram mortos por esses soldados assassinos. Outro massacre foi cometido pela divisão aconteceu no seu segundo dia de operações durante a Operação Overlord. Durante a noite de 7 de junho, 11 prisioneiros de guerra canadenses dos Highlanders da Nova Escócia do Norte e do 27º Regimento Blindado (O Regimento Fusilier de Sherbrooke) foram baleados na nuca.

Como conseqüência da escassez de uniformes em Alemanha, havia um grande número de soldados da Hitlerjugend equipados com uniformes feitos de tecido de camuflagem italiano, requisitados aos italianos após sua rendição em 1943. Além de seu uniforme camuflado, este soldado da infantaria mecânizada
usa no seu capacete um forro com o mesmo tipo de tecido. No verão de 1944 as velhas botas de cano alto praticamente desapareceram em favor das curtas como essa usado por este soldado. Ele está armado com uma metralhadora MG42 de 7,92×57 mm Mauser e que pesava 11,57kg (descarregada), ele também carrega um cinto de munição e uma caixa de couro com peças de reposição e material de limpeza da MG42. Essa arma era muito temida pelas tropas aliadas devido a sua alta cadencia de tiro (1.200 tpm) e seu alcance. Mas era uma arma difícil de usar, pois sua alta cadência exigia um bom treinamento dos soldados. Ao todo, a MG42 foi a primeira metralhadora multifuncional moderna, pois poderia ser usada como uma metralhadora leve bipé ou como uma arma de alta precisão e longo alcance montada em um tripé.

A despeito da ferocidade dos contra-ataques da 12ª SS em toda aquela frente de combate sob sua responsabilidade, a Divisão falhou em não conseguir pressionar as forças aliadas de volta à praia. Combatendo em um estreito perímetro defensivo nas cercanias de Caen, o que restava da 12ª SS estava sofrendo, como o resto do Exército alemão, com a escassez de munições, suprimentos e combustíveis. Mesmo com todas as dificuldades os membros desta unidade continuariam combatendo na região da Normandia até Setembro de 1944.

Esta cena representa as lutas brutais que ocorreram entre os canadenses elementos da 12ª SS-Panzerdivision 'Hitlerjugend' dentro e ao redor das duas vilas francesas, Buron e Authié. Muitos dos tanques que apoiavam canadenses foram destruídos. Com forte fogo de artilharia e números superiores, as tropas SS eventualmente cercaram e invadiram as posições canadenses. Os scanadenses recuaram para a aldeia de les Buissons, onde formaram uma linha defensiva com outras tropas canadenses e, com a ajuda da artilharia canadense, que finalmente estava entrando em ação, interromperam o ataque alemão.

As perdas da divisão durante os combates na Normandia, nos três meses de junho a setembro, chegaram a ca. 8.000 homens, mais de 80% de seus tanques, 70% de seus veículos blindados, 60% de sua artilharia e 50% de seus veículos motorizados. Durante sua retirada da França, membros do LSSAH e da divisão Hitlerjugend assassinaram 34 civis franceses nas cidades de Tavaux e Plomion.

Um soldados das 12º Divisão SS preso por soldados canadenses em Caen. Na batalha por essa cidade eles perderam mais de 600 soldados e uma grande quantidade de equipamento militar entre tanques, canhões, caminhões, etc.

Após um breve descanso e recompletamento, a Divisão Hitlerjugend ainda combateria o US Army na Batalha do Bulge. Em dezembro de 1944, a divisão foi enviada contra o Exército dos Estados Unidos na ofensiva das Ardenas . Após o fracasso da operação, que ficou conhecida como Batalha do Bulge, a divisão foi enviada à Hungria para participar da luta em torno de Budapeste . A divisão finalmente recuou para a Áustria e em 8 de maio de 1945, os 10.000 homens da divisão renderam-se perto da cidade de Enns às tropas da 65ª Divisão de Infantaria comandada pelo Major GeneralStanley Eric Reinhart do 7º Exército dos EUA. Após a guerra, vários membros da divisão, incluindo seu comandante Kurt Meyer, foram condenados por crimes de guerra.


Esses quatro soldados estão baseados em fotos reais tiradas em La Villeneuve du Rots em 9 de Junho de 1944 e são bastante representativos da mistura de uniformes usados ​​durante a Campanha da Normandia. Todos usavam um exemplar padrão de capa de capacete. O granadeiro à esquerda usava uma bata de camuflagem M1940 de padrão antigo e carregava sacos de granadas para seu rifle lançador-granadas. O líder do esquadrão próximo a ele usava uma versão posterior da bata com calça do uniforme com camuflagem modelo M44. Os outros dois artilheiros usavam o mesmo material. O artilheiro assistente, carregado com munição MG e fitas sobressalentes, pegou um pedaço de madeira para ajudar a suportar o peso de uma caixa de munição e outra para uma pistola. É interessante notar que mesmo no auge do verão, todos parecem ter usado uniformes de lã por baixo da camuflagem, possivelmente devido as baixas temperaturas da noite.

12ª SS Panzerdivision "Hitler-Jugend". Juventude Hitierista, a organização juvenil do Partido Nazista. 

12. SS-Panzerdivision Hitierjugend. Form. por adolescentes da "Juventude de Hitler", com quadros do Leibstandarte (7.43). Bélgica como Divisão-escola. Normandia (4.44). Alemanha, NW, para reorganização. Com o 6.° Ex. Panzer SS: Contra-ofensiva Ardenas (12.44). Hungria (1.45). Lago Balaton. Bosques de Viena (4.45). Capitulou em Enns para os americanos (5.45).

Emblema: A Runa da Vitória em forma de S ou raio (a das SS era dupla) e a gazua do Leibstandarte.

SS-Panzergrenadier Regiment 25

SS-Panzergrenadier Regiment 26

SS-Panzer Regiment 12

SS-Panzerartillerie Regiment 12

 



Free web templates by Nuvio – Our tip: Webdesign, Webhosting